VR_bike

Com o óculos de realidade virtual, jovem se passa por ciclista em uma cidade fictícia

 

Conscientizar os jovens desde cedo sobre as leis de trânsito é muito importante para a formação de cada um e, a tecnologia, pode tornar esse aprendizado muito mais divertido. “Parece que eu estava dentro do vídeo game”, conta Acássia Belato, de 14 anos, após passar por uma experiência em realidade virtual em um dos simuladores de trânsito desenvolvido pela iMax Games para crianças e adolescentes. Ela estava entre os cerca 60 estudantes que participaram do 1º Fórum Arteris da Juventude pela Segurança no Trânsito, realizado entre os dias 3 e 5 de outubro, em Leme (SP).

Os jovens se passaram por passageiros de carros, ciclistas e pedestres de uma cidade virtual com o objetivo de respeitar as leis de trânsito, sob pena de serem multados. Quem conduziu a bicicleta, pôde vivenciar uma experiência com o óculos de realidade virtual, sentindo-se como se estivesse circulando por avenidas da cidade. Já quem fez o papel de pedestre e passageiro, controlava seus personagens com o uso de um notebook e um tablet. Toda essa dinâmica funcionava de maneira simultânea, proporcionando a interação entre os participantes dentro do município, que também contou com a presença de um carro conduzido por um adulto. Sempre que ele cometia alguma infração, deveria ser avisado pelo passageiro.

“Essa experiência ajuda muito a aprender as leis de trânsito, porque quando fazemos algo errado, levamos uma multa e perdemos o jogo. No futuro, quando eu for começar a dirigir, já sei que não posso ficar perto da guia para não subir na calçada”, conta Acássia, que estuda na Escola Municipal Coronel Francisco Orlando, em Orlândia. Vinicius da Silva, de 15 anos, também aprovou a experiência: “Achei bem divertido, esses simuladores mostram como não cometer infrações e a respeitar os pedestres”, relata. O adolescente foi um dos selecionados da Escola Municipal Professor Onorto de Lucca, de Ribeirão Preto.

 

VR_tablet_girl

Adolescentes controlam pedestre e passageiro de um veículo

 

O Fórum é uma iniciativa da Arteris, empresa de concessões rodoviárias, por meio do seu Projeto Escola. Como pré-requisito para participar do evento, estudantes entre 12 e 16 anos de escolas públicas do Estado de São Paulo deveriam propor soluções paro o trânsito e, os responsáveis pelas melhores ideias, representariam suas instituições no Fórum, que aconteceu no acampamento República do Lago, localizado na área rual de Leme (SP). Os selecionados assistiriam a palestras e participaram de diversas atividades recreativas e informativas.

“Quando nós trazemos o jovem para perto da gente, ele participa, assimila e incorpora. Nós não queremos passar conteúdo somente para os educadores, a gente quer que os estudantes sejam os protagonistas dessas ações e o nosso primeiro objetivo, que era o de sensibilizá-los, foi concluído”, afirma Maria José Finardi, coordenadora do Projeto Escola da Arteris.

O presidente das concessionárias paulistas da Arteris, o doutor Linomar Deroldo, também esteve presente no evento e parabenizou os estudantes: “Os jovens são o nosso futuro e o brilho de vocês chegou até aqui. Nós temos sempre que fazer a nossa parte, ser responsável é viver a vida com segurança e também saber se divertir”, finaliza.

 

VR_arteris_equipe

Cerca de 60 estudantes de escolas públicas do Estado de São Paulo participaram do Fórum Arteris da Juventude

 

Assessoria de Comunicação da iMax Games

Mais Informações
Assessoria de Comunicação da iMax Games
Telefone: (16) 3361-5205
E-mail: henrique@imaxgames.com.br

Tags: , , , , , , , ,

info@imaxgames.com.br